segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Évora, Cidade...


Já tinha saudades dos dias solarengos nesta cidade, Évora tem outro encanto com este sol, sol que brilha e revela uma cidade que respira. Respira "saúde", respira tranquilidade, respira qualidade. Ganha Évora e ganhamos todos, diram uns que muitas coisa há a melhorar - concordo.

Ver o Centro Histórico ser "devassado" por milhares de carros diariamente, não deixa ninguém indiferente, será possível um dia termos o Centro Histórico exclusivamente para peões, transportes públicos e moradores, penso que sim, será sem duvida uma medida que valorizará ainda mais esta linda cidade.

O trabalho dos últimos anos no Centro Histórico tem sido louvável e é demonstra que o cuidado com que se tem tratado esta cidade é de alguém que realmente Adora esta cidade, como exemplos e trabalho de recuperação na rua 5 de Outubro - rua do comercio tradicional, e recuperação das fachadas da Praça do Giraldo, deram outra vida e outro conforto a quem por cá anda, quer diariamente quer em lazer.

Como eborense e como cidadão tenho orgulho em viver numa cidade como a de Évora, cidade de Futuro, cidade de Excelência.

12 comentários:

Anónimo disse...

É realmente bom ler um pequeno texto optimista relativamente à nossa cidade!!! Se formos ao blog do Mais Évora, é triste ler que a maioria prefere olhar para as coisas más da capital alentejana e esquecer aquelas que fazem dela uma das mais belas cidades do país!!!

Parece que o Sol também trouxe uma opinião mais leve sobre Évora...

:o)

Anónimo disse...

Como socialista fica-te bem elogiar a obra de Abílio Fernandes.
O problema é que nos últimos anos o que se tem assistido, no Centro Histórico, é a degradação e abandono. A começar pelo (mau) exemplo dado pela Câmara Muncipal ao retirar serviços do CH, para os enviar para o Parque Industrial.
Assim, com exemplos destes, não há requalificação que lhe valha.

Anónimo disse...

Obra do abílio só os barracões do rossio que já foram demolidos. Pode-se acrescentar que os comunistas enquanto mandaram na cidade foi só para alimentar a corte. obras está quieto. agora alguém tem que as fazer.

Anónimo disse...

@15:55
Acredito que deve ser com conhecimento que afirmas que o Abílio não fez obras na cidade.
Mas "dar o seu a seu dono" é bonito e é um princípio de justiça. Por isso fica bem reconhecer que as melhorias citadas no post, são obra do Abílio.

Anónimo disse...

@10:20
É preciso ser hipócrita, para vir aqui dizer essas coisas, além de que a obra feita por o Dr. Abilio, foi em 30 !?! anos nula ou quase nula, ainda vem aqui aproveitar-se da obra feita pelos outros...
Haja paciência...

Anónimo disse...

@10:49
Não se trata de aproveitar ou não aproveitar... mas de ser sério e rigoroso naquilo que se afirma.
A verdade é que as obras citadas, são obras pensadas, projectadas, adjudicadas e executadas na gestão do Abílio. Se não sabe, informe-se...

Francisco da Costa disse...

Caro Rui, é verdade tudo o que disseste e muito se pode acrescentar. Lembras-te como era a Praça do Sertório, cheia de carros e sem passeios? Pois, outra obra do José Ernesto. E debaixo da 5 de Outubro estão canalizações novas e rede de fibra óptica, mas também podes acrescentar por exemplo a iluminação do Centro Histórico. No tempo da outra senhora estava às escuras. Assim como a iluminação cenográfica de muitos dos edifícios do Centro Histórico. E o fim do lixo à porta das pessoas, com, novos contentores enterrados. Muito mudou em 7 anos. Pena é que ainda falte muito por fazer. Acho inacreditável a quantidade de inverdades (para ser polido) que o Dr. Abílio veio dizer recentemente para um jornal, ele que devia ter o pudor de não dizer nada quanto mais disparates.
Um abraço e força. Tens o direito à opinião e deves continuar a afirmá-la objectivamente e sem te esconderes. Esse papel fica para os que afinal não tem "cara" para defender o que dizem ou escrevem.

Anónimo disse...

"Caro Rui, é verdade tudo o que disseste e muito se pode acrescentar"

Todavia esqueceu-se de apresentar os dados. Por exemplo, seria capaz de escrever aqui as datas em que foram elaborados ou aprovados os projectos, lançadas as empreitadas e executadas as obras da Rua 5 de Outubro e da Praça do Girlado, citadas no post? Assim, podíamos confirmar a verdade.

Sobre a iluminação, o enterramento dos reservatórios de lixo e a iluminação de monumentos, o Dr. Ernesto deu continuidade a obras que tinham sido iniciadas no último mandato de Abílio Fernandes (*). Melhor seria que também estas pequenas obras fossem postas na gaveta, como fizeram a tantas outras essenciais para a cidade (Variante Nascente, Expansão dos Leões, Parque de Feiras, Complexo desportivo, etc.)

Percebe-se a dificuldade de justificar uma obra que não existe, mas um bocadinho de rigor e seriedade na indicação dos factos ficaria bem. Não acha?

Anónimo disse...

Pois, é tudo projecto do abílio. o próprio ernesto é projecto do abílio. força zé. vais ganhar de novo.

Rita Paias disse...

Então para quem vem de fora ainda nota e sente mais o quão reconfortante é voltar à nossa cidade.
Nada nos tira um passeio pelas suas ruas nem a possibilidade de aproveitar cada recanto.
Os investimentos têm sido bons e importantes são, sem dúvida, projectos a continuar.

Parabéns pelo blog, continua!

Anónimo disse...

Os primeiros 4 anos ps foram bons estes últimos 4 um desastre com mentiras e blufs por todo o lado estou desiludido.

Anónimo disse...

Está muito melhor agora com o sol...
Consegue-se ver bem o quão sujo está o chao, a falta de asseio por todo o lado....

Ai valha-me Deus.

A este blog faço um comentário geral...

O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÂO QUER VER...