sexta-feira, 24 de abril de 2009

Arena d'Évora

Não é por ser um confesso aficionado tauromáquico, que defendo a obra que se fez na Antiga Praça de Toiros de Évora.

Era uma obra essencial para a Cidade, a antiga e degradada praça de toiros, já não oferecia as mínimas condições de segurança, e seria mesmo um perigo para os prédios vizinhos, com uma hipotética derrocada. Em boa hora se fez a requalificação.

Com isso, não só ganhou o espectáculo tauromáquico, em que a cidade de Évora tinha grande tradição, como ganhou um espaço de cultura por excelência.

Desde a inauguração, podemos já testemunhar a realização de diversos eventos desde desportivos, a culturais, nacionais e internacionais. Pudemos ver a principal selecção de voleibol nacional a disputar a qualificação para uma fase final de um campeonato a nível internacional, assim como uma fase final de basquetebol feminino.

Realizaram-se também diversas feiras temáticas, Caça, Emprego, por exemplo.

Tivemos concertos, muitos deles acústicos e de qualidade fora de qualquer suspeita, aos que dizem que não tem este espaço condições sonoras para concertos, foi porque infelizmente nos dias de concertos como os que os The Gift ou os Xutos e Pontapés realizaram não puderam ou não quiseram presenciar ao vivo estes espectáculos. (provavelmente se estes concertos se tivessem realizados nos velhinhos pavilhões do rossio, com muito melhores condições acústicas, estariam na primeira fila a deliciarem-se com o espectáculo cultural que se lhes oferecia).

Por isso e não só por ser como disse aficionado, defendo a obra que se fez, não só pela requalificação arquitectónica em si, mas também pelas possibilidades que trouxe para Évora se afirmar pela oferta cultural, desportiva e mesmo empresarial.

Criou-se de facto um espaço Multiusos que há muito todo o Concelho necessitava.

Sem comentários: